ROSH HASHANÁ/ ANO NOVO JUDAICO
(English text below)
Terça-feira, dia 12 de Setembro de 2007, ao pôr-do-sol, é o início do Ano Novo Judaico, Rosh Hashana, o primeiro dia do mês de Tishrei do ano judaico 5768. De acordo com a tradição judaica, o mundo foi criado em Rosh Hashana e nesse tempo, todas as coisas vivas da terra estavam sujeitas ao julgamento divino. Dez dias depois, Yom Kippur, é o dia do perdão . A preparação para as festas do Ano Novo
judaicas, começam durante o mês anterior, o de Elul. Durante esse mês, o shofar (chifre de carneiro) é tocado nas sinagogas e em muitas casas, para nos levar a
reflectir sobre os nossos actos e formas de estar com os outros e com D-us, durante o ano que passou. É um tempo de reflexão e de recomeço.
Em Israel, bem como em outros sítios, é costume as pessoas colocarem anúncios nos jornais desejando a todos um "Shana Tovah" (um bom ano), e pedirem perdão àqueles que inadvertidamente ofenderam ou magoaram. Durante estas festividades, comem-se pequenos pedaços de maça mergulhados em mel, simbolizando o desejo de bom ano novo. Famílias e amigos juntam-se em refeições festivas, e visitam-se uns aos outros
O ênfase da liturgia está no arrependimento, no perdão e na prática de boas acções (mitzvot). As orações na sinagoga não são apenas pela redenção individual, mas também pela redenção do Povo Judeu e por uma reparação e transformação de todo o mundo (Tikkun Olam).
No dia da expiação, a lei judaica estipula um jejum de 25 horas, a partir do pôr-do-sol do dia anterior ao Yorn Kippur. Este tempo de jejum, durante o qual até a água é proibida, é propício à contemplação e introspecção, levando-nos a procurar aquilo que podemos melhorar em nós mesmos, na comunidade e no resto do mundo.
Na véspera do Yorm Kippur, todos os judeus, mesmo os que não são praticantes, vão para as sinagogas ouvir uma das mais profundas e comoventes orações, chamada Kol Nidre (todos os nossos votos). Os judeus pedem perdão por terem feito votos contra a sua vontade, como foi o baptismo forçado em 1497 em Portugal. As palavras e melodias, levam os judeus a identificarem-se com os Marranos da Ibéria que foram forçados a assumir o compromisso de serem bons católicos, sabendo que a sua devoção estava com o Único D-us, Adonai, um termo jamais esquecido pelos Marranos.
Qualquer leitor que pretenda aprender mais acerca das Festas de Ano Novo, pode contactar em portugal as seguintes comunidades:
LISBOA
Beit Israel (Comunidade Judaica Masorti)
Rua Filipe de Mata, 103, 2º
1600-070 Lisboa
Contact: Adriana Souza
info@beitisrael.org
www.beitisrael.org
Shaaré-Tikvá Synagogue (Orthodox)
Rua Alexandre Herculano, 59
1250-010 Lisboa
cilisboa@mail.telepac.pt
21 385 86 04
PORTO
Comunidade Israelita Do Porto
Rua Guerra Junqueiro,340
Porto 4100
info@comunidade-israelita-porto.org
Jorge Neves, 91 755 30 42
BELMONTE
Sinagoga Bet Eliyahu
Apartado 18
Belmonte 6250-000
Pres. Abilio Henriques
27 591 31 57
ALGARVE
Comunidade Judaica de Algarve
Ralf Pinto
ralf.pinto@sapo.pt
96 844 04 14
THE JEWISH HIGH HOLIDAYS- ROSH HASHANA and YOM KIPPUR
Yaacov Gladstone
mlopesazevedo
Wednesday, September 12, 2007, at sundown, is the start of the Jewish New Year, Rosh Hashanah, the first of the month of Tishrei, 5768. According to Jewish tradition the world was created on Rosh Hashanah and every living thing on earth is subject to G-d’s judgment at this time. Ten days later, Yom Kippur, is the day of Atonement. The preparation for the High Holidays started during the previous month of Elul. During that month, the shofar (ram’s horn) is blown in synagogues and in many homes to remind us to reflect on our actions and relationships with others including G-d during the past year. It is time for reflection and a fresh start.
In Israel and elsewhere it is customary for people to take out ads in newspapers wishing everyone a “Shana Tovah” (a good year) and asking for forgiveness from those whom we inadvertently offended or hurt. During the holidays apple slices dipped in honey are eaten to symbolize the desire for a good sweet year. Families and friends gather for festive meals and visit each other.
The focus of the liturgy is on repentence, forgiveness, and doing good deeds (mitzvot). The prayers in the synagogue are not only for individual redemption, but also for the redemption of the Jewish People and for repairing and transforming the whole world (Tikkun Olam).
On the day of Atonement. Jewish law stipulates a 25 hour fast starting at sundown on the eve of Yom Kippur. This time of fasting, during which even water is prohibited provides an opportunity for contemplation and introspection on how to improve ourselves, our community, and our ruptured world.
On the eve of Yom Kippur, all Jews, even the non-observant, flock to the synagogues to hear one of the most profound and moving prayers called Kol Nidre (All our vows). Jews ask for forgiveness for having taken vows against their will as it was with the forced baptism in 1497 in Portugal. The words and melody moves Jews to identify with the Marranos of Iberia who were forced to vow to be good Catholics knowing that their devotion was to the One G-d, Adonai, a term never forgotten by the Marranos.
Any reader who wishes to learn more about the High holidays can contact the following Jewish communities in Portugal: